Piero Barone (pt)

Piero Barone bioPiero Barone é o que se pode chamar de fenômeno. Quem assiste uma de suas  performances, em especial os solos, não tem dúvidas quanto ao seu futuro na música, tanto se optar pela música lírica, quanto se permanecer no pop lírico que caracteriza o grupo do qual faz parte. Piero é um um dos tenores do trio  Il Volo, juntamente com Ignazio Boschetto (tenor) e de Gianluca Ginoble (barítono).

Piero  é natural da Sicília, sul da Itália, nasceu na cidade de Naro, província do Agrigento, em 24 de junho de 1993. O pai, Gaetano Barone, é mecânico e sua mãe, Eleonora Ognibene, dona de casa. Tem um irmão cerca de dois anos mais velho  chamado Francesco, que estuda Filosofia  na Universidade de Bolonha, e uma irmã mais nova, Maria Grazia. Seu avô materno, Pietro Ognibene, descobriu o talento de Piero quando este tinha uns cinco anos. Piero, numa entrevista em 2010,  conta que o avô, um músico cego, havia escrito uma canção em Siciliano, e pediu ao pequeno Piero para cantar e se admirou com a sua voz. Naquele mesmo dia, ajudado por um amigo, gravou Piero cantando Un Amore Cosi Grande. Em uma recente entrevista, o Sr Ognibene revelou que todos se maravilhavam com a voz de Piero e que o colocavam sobre a mesa e pediam que cantasse. A família, então, o ajudou a cultivar seu dom e seu avô Pietro colaborou pagando as lições de piano por seis anos.

Carreira

Piero Barone TLUC 2009

Piero Barone – 2009

Piero começou a se apresentar na escola e no coro da igreja local, inclusive recebendo algum dinheiro para cantar em casamentos. Em 2009, durante o Ti Lascio Una Canzone a apresentadora lhe perguntou detalhes sobre estas apresentações em casamentos, que canções cantava, quantas eram, em que momentos. Piero respondeu de forma bem completa e, quando Antonella Clerici questionou se ele participava da melhor parte,  a festa depois da cerimônia, ele respondeu: – A melhor parte é quando me pagam. 🙂 Este dinheiro, fruto de trabalho tão precoce, era usado para ajudar a pagar lições de canto e piano.

Do mesmo modo que Gianluca e Ignazio, Piero desde cedo participou de diversos concursos e festivais de música com grande destaque. Piero é considerado um Tenor Spinto – um tenor que facilmente atinge notas altas, cuja voz pode ter as tonalidades de um barítono com o alcance de um tenor. Nas apresentações do Il Volo a sua potência vocal se destaca, a capacidade alcançar e sustentar as notas e seguir variações na melodia sem a necessidade de retomar a respiração.

Piero Barone 2010Em 2005, com apenas 12 anos, Piero participou e venceu o Festival Canoro Città Di Vallelunga, cantando “Un Amore Così Grande” de Guido Maria Ferilli, uma música que ficará sempre associada a grandes momentos em sua carreira. Para desenvolver seu talento nato, Piero estudou canto com Marisa Bonfiglio – fundadora e diretora do Coro di voci bianche Piccoli Cantori di Santa Cecilia e Maestrina da Associazione filarmonica Santa Cecilia. Ele também frequentou aulas na Scuola di Canto Arcadia, de Angela Maniglia,  que até hoje continua formando talentos na Sicília.

Em agosto de 2008, Piero venceu o Festival Bruna Bennardo em Favara, Sicília.

Em 2009, durante o Ti Lascio Una Canzone, dividiu a preferência popular com dois outros candidatos – Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble – com quem viria a formar o Il Volo logo depois. Em uma entrevista em 2010, contou que participar do show de talentos da RAI 1 foi uma experiência marcante na sua vida, pela aprendizagem diária, pela oportunidade de desenvolver e mostrar o seu talento. Destaque em todos os episódios do programa, venceu o 4º episódio do programa, cantando novamente Un Amore Cosi Grande. Foi neste mesmo episódio que, pela primeira vez, cantou junto com Gianluca e Ignazio: a canção foi O Sole Mio e se tornou o marco inicial na carreira do Il Volo. A partir de 2009 a sua carreira se confunde com a do Il Volo, embora possamos registrar algumas performances solo.

 

Na Sicília, por volta do Natal de 2012, ele gravou um vídeo especial da canção Where do I begin, no qual, além de cantar, ele toca quatro diferentes instrumentos musicais. Piero já expressou o desejo de cantar ópera no futuro. Ele sempre diz que é necessário estudar muito para isso e ele o faz, estudando com o Maestro Sergio Bertocchi em Bolonha.

Trivia
Piero Barone bioPiero adora a cor vermelha e seus óculos desta cor se tornaram a sua marca registrada. E o Prada vermelho parece ser o favorito, tanto de Piero, quanto das fãs.   Piero gosta de variar os modelos e cores de óculos e os leva numa bolsa vermelha que sempre o acompanha. Dizem que sua coleção tem mais de 40 pares de óculos. Muitas de suas interações nas redes sociais tem a ver com os óculos, seja quando surge um modelo novo, seja quando alguma fã os usa para alguma foto.

Outra coisa que ele ama são os carros esporte. Em 2013 ele comprou um Mini Cooper e, antes  disso, costumava gravar algumas cenas ao volante do seu A112 Abarth em Naro.

Piero adora comida italiana, mas é alérgico à alguns alimentos como alho, cebola e carne de porco. Tem intolerância à lactose, também. Cerca de três horas antes dos concertos ele come seu prato favorito: massa, preparada por seu pai. Durante a turnê de 2013 ele fotografou seu pai cozinhando um destes pratos e compartilhou nas redes sociais.

Piero Barone bioO nosso Barone tem um estilo próprio de se vestir, tanto em momentos informais, quanto em momento mais formais e nos concertos.  Até meados de 2014 costumava usar um crucifixo ao pescoço, presente de sua avó, uma outra marca registrada sua.

Na perna uma tatuagem com as iniciais dos nomes dos membros da família. Piero adora dançar e frequentemente podemos vê-lo dentro d’água fazendo esportes ou apenas relaxando.

Sua lista de artistas favoritos varia e é muito eclética, mas dois nomes sempre citados são:  Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, Piero escuta todo o tipo de música e muita ópera, pois está se preparando para no futuro interpretar este gênero.

Contam que ele é o mais maluco do grupo, ao mesmo tempo em que é um sério profissional, perfeccionista e que gosta de fazer as coisas de maneira adequada.

Piero Barone bioPiero Barone é um jovem que cultiva a sua espiritualidade. Católico praticante, quando está na Sicília, não perde nunca a missa de domingo na sua paróquia de Santo Erasmo em Naro, onde está se preparando para o sacramento da Crisma (abril, 2014). Em 12 de fevereiro de 2014, o Il Volo foi recebido pelo Papa Francisco, na audiência pública, e foi comovente ver a emoção de Piero Barone.

Mais sobre Piero em: Piero Barone – Trivia

Piero é um belo, saudável, alegre, sensível e carismático jovem. Dono de um talento raro: uma voz limpa e poderosa e uma interpretação emocionante, de tirar o fôlego. Poderíamos adicionar inúmeros outros adjetivos, conforme observamos as suas atitudes, os seus valores, a sua gentileza e humildade. Piero é admirável sobre todos os aspectos.

:: Autora: Suzana Gutierrez (marirussu)
:: Pesquisa: All About Il Volo Team
:: Publicado em 24 de Junho de 2014, atualizado (fotos) em 16 de Novembro de 2015.
:: Créditos nas fotos
:: Este é um texto dinâmico, que vai ser atualizado sempre que Piero nos permitir e conforme formos organizando os eventos anteriores a 2009 🙂
:: As referências, sempre que possível, estarão linkadas ao texto.
:: Para uma experiência incrível, leia o livro do Il Volo: Il Volo – un’avventura straordinaria.

One thought on “Piero Barone (pt)

  1. além de sua voz indiscutivelmente maravilhosa o que mais admiro neste jovem é a sua humildade atenção com as fãs de todas as idades e seu apego a família.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *