Ignazio Boschetto (pt)

Ignazio Boschetto bioIgnazio Boschetto é um daqueles talentos que surgem de tempos em tempos para nos lembrar que o ser humano não apenas nasce com dons e habilidades, mas que estes podem ser buscados e desenvolvidos sem limites.

Ignazio é natural de Bologna, Emilia-Romagna, região do norte da Itália, mas cresceu na Sicilia, mais precisamente em Marsala, Trapani. É filho de Caterina Licari e Vito Boschetto e tem uma irmã mais velha chamada Antonina (Nina). As familias Boschetto e Licari são Sicilianas de origem e vivem nas proximidades de Marsala e Petrosino.

Ainda muito jovem, pois nasceu no dia 4 de Outubro de 1994, Ignazio já acumula uma bagagem artística invejável. É um dos tenores do Il Volo e começou cedo, bem antes do show de talentos que o aproximou de Piero Barone e Gianluca Ginoble. Ele contou em diversas entrevistas que costumava cantar sozinho em seu quarto e, aos 3 anos de idade, cantava árias como “La dona è mobile” (Rigoletto – Giuseppe Verdi) surpreendendo os seus pais. Assim como Piero e Gianluca, Ignazio participava de atividades artísticas na escola e em festivais na sua região.

Considerando o timbre, o alcance e a qualidade de sua voz – suave, clara e limpa, de extensão aguda – Ignazio pode ser classificado com um tenor lírico. Isso significa que possui voz quente e suave, mas forte o suficiente para cantar sobre a orquestra. Se ouvirmos com atenção as harmonias que acompanham as músicas do Il Volo, poderemos reconhecer a voz de Ignazio em toda a sua versatilidade e alcance suavizando a força da voz de Piero e valorizando a base suave do barítono de Gianluca. Ele também dá ao Il Volo o som mais ousado e moderno, de acordo com o manager Michele Torpedini.

Ignazio é um artista versátil: canta, compõe, faz arranjos e toca vários instrumentos: piano, guitarra e bateria. Em Bologna, ele e Piero estudam com o maestro Sergio Bertocchi.

Carreira

Ignazio Boschetto TLUC 2009Desde muito jovem Ignazio Boschetto se destacou em inúmeros festivais e competições. Em maio de 2007, ele participou da montagem do musical Streetlight no Teatro Impero em Marsala e, em Agosto foi destaque na primeira edição do Festival Satiro d’Oro, com apenas 12 anos de idade. Em dezembro deste mesmo ano ele chegou as finais do Premio Nave Punica – Città di Marsala, conquistando o terceiro lugar em meio a competidores de todas as idades.

Em 2008, Ignazio foi novamente destaque no Festival Satiro d’Oro e, neste mesmo mês de Agosto, venceu o 11º Festival della Canzone di Custonaci, 13 anos de idade e cantando “Il mare calmo della sera” como um cantor experiente. Em dezembro do mesmo ano venceu também a terceira edição do Premio Nave Punica Città di Marsala, fazendo vibrar o Teatro Impero.

Ignazio Boschetto 2010O ano de 2009 foi um divisor de águas na carreira de Ignazio com a sua participação no show de talentos Ti lascio una Canzone da emissora de televisão RAI1. Ignazio, como também Gianluca e Piero, foi selecionado entre centenas de candidatos para disputar a segunda edição desta competição. Foi destaque em todos os episódios, recebendo o prêmio do júri no primeiro episódio e vencendo o segundo, quando cantou “Quando l’amore diventa poesia”. No quarto episódio do programa, pela primeira vez cantou junto com Gianluca e Piero: a canção foi O Sole Mio, que se tornou o marco inicial na carreira do Il Volo. Ignazio chegou as finais do Ti lascio una Canzone, como um dos três melhores cantores da edição.

A partir de 2009 a sua carreira se confunde com a do Il Volo, embora possamos registrar algumas atividades individuais dele. Ignazio retornou a alguns dos Festivais regionais como convidado, como o Festival di Vallelunga, juntamente com Piero em 2009 e, no mesmo ano, no 12º Festival della Canzone di Custonaci.

Recentemente, alguns de seus trabalhos como compositor e arranjador têm aparecido e são bastante promissores. Em 2 de fevereiro de 2014, colaborou com o também cantor e compositor Roberto Amadè em um projeto que resultou em um maravilhoso concerto – o concerto Amadè-Boschetto -, realizado por meio do Centro culturale e artistico “Ignazio Boschetto” , com o apoio da Prefeitura de Marsala. O Teatro Impero lotado aplaudiu em pé esta iniciativa que congregou diversos artistas de Marsala.

Ainda em fevereiro de 2014, Katya Pantaleo – cantora de Marsala – venceu o Premio della Critica no Festival Sanremo D.O.C com a canção Come in paradiso, com música, letra e arranjo de Ignazio Boschetto.

Em 30 de agosto de 2014, Chiara Cusumano e Giorgia Vassalo – o Duo Sisters – chegaram as finais do Festival de Castrocaro, onde interpretaram uma canção inédita de Ignazio: Paura d’Amare. Quem sabe em breve tenhamos uma canção de Ignazio num álbum do Il Volo.

Para Ignazio, o melhor momento na carreira foi vencer o Latin Billboard, mas seu grande sonho é ganhar um Grammy.

Trivia

Ignazio Boschetto bioIgnazio é considerado pelos companheiros do Il Volo “o divertido”, aquele que se diverte fazendo os outros se divertirem. Eu diria que ele é, também, um auto-divertido, isto é, ele é daquele tipo de pessoa que consegue se divertir consigo mesmo. E uma coisa marcante em toda esta diversão que está em torno de Ignazio é que sempre há muito carinho, atenção e consideração pelos sentimentos de todos os envolvidos.

Junto ao Il Volo, Ignazio vem se tornando um verdadeiro showman, é visível o crescimento deste lado divertido e charmoso sobre o palco. Crescimento este que se deu na medida em que a resposta do público lhe deu confiança para se expressar de forma autêntica e livre. Brincar é sempre uma forma de gerenciar sentimentos e Ignazio demonstra ser uma pessoa de sentimentos intensos, a flor da pele. Isso fica claro na forma como ele canta a nas letras das canções  que compõem.

Dono de um sorriso encantador, Ignazio é o mais alto do trio, tem 1,82 m de altura. Entre 2012 e 2013 Ignazio decidiu mudar seus hábitos de vida, se exercitando mais e comendo de modo saudável. O resultado foi cerca de 35 Kg a menos na balança e mais saúde. E graças aos céus aquelas duas lindas covinhas nas bochechas não desapareceram.

Ignazio Boschetto bioO que aparece seguidamente em Ignazio são as tatuagens. Ele tem 8 ou 9, todas feitas pelo tatuador de Marsala, Fabio Ingrassia.

Sua comida favorita é a pizza, mas ele também ama a pasta e o sushi. Ele conta que se não fosse cantor, gostaria de ser piloto, pois é apaixonado por aviões. Todavia, a realidade é que, se não estivesse com o Il Volo, provavelmente estaria trabalhando com a irmã na pizzaria. Ignazio é o dorminhoco do grupo e conta que uma das coisas que mais ele sente durante as turnês é justamente o pouco tempo para dormir. Ele se considera, também, o melhor contador de histórias do grupo, principalmente as piadas.

Ignazio gosta de estar em casa em Marsala e, quando não está compondo, gosta de cozinhar. Ele tem um cãozinho chamado Buddy, companheiro e artista principal de alguns de seus vídeos compartilhados nas redes sociais. Seu ídolo sempre declarado nas entrevistas é Steve Wonder e a sua canção “You and I”. O esporte favorito é o futebol e ele torce para o Juventus.

Ignazio Boschetto - bioRespondendo perguntas de fãs  nas redes sociais, declarou que é muito ciumento e que um de seus medos é fazer sofrer as pessoas que ama. Que acredita em amor a primeira vista e que o amor não tem idade.

A sua preocupação com os sentimentos se evidencia, também quando ele afirma que o que mais lhe agrada nos concertos é ver a alegria das pessoas. Que a vida é bonita, e ele é feliz em ver como a vida nos dá todos os dias novos sentimentos.

Mais sobre Ignazio em: Ignazio Boschetto – Trivia

Ignazio, por tudo o que ele mostra e, também, por tudo que ele as vezes esconde, é uma pessoa admirável, corajosa e autêntica. Sensível e apaixonado, a ponto de suas interpretações criarem um furacão de sentimentos em quem está assistindo. Para ele, a expressão ‘cantou com o coração’ não é uma metáfora, é a realidade que se expressa em cada gesto e  nos faz imaginar para onde olham aqueles olhos fechados.

:: Autora: Suzana Gutierrez (marirussu)
:: Pesquisa: All About Il Volo Team
:: Publicada em 4 de Outubro de 2014. Atualizada (fotos) em 16 de Novembro de 2015.
:: Créditos nas fotos
:: Este é um texto dinâmico, que vai ser atualizado sempre que Ignazio nos permitir e conforme formos organizando os eventos anteriores a 2009 🙂
:: As referências, sempre que possível, estarão linkadas ao texto.
:: Para uma experiência incrível, leia o livro do Il Volo: Il Volo – un’avventura straordinaria.

3 thoughts on “Ignazio Boschetto (pt)

  1. Pingback: Happy 20 Ignazio ! | All About Il Volo

  2. Hello! I have watched IL Volo for 5 years and have enjoyed each year.
    Naturally, I like all the boys. Found that Ignasio Boschetto to be my
    favorite. I’m worried about the health of the boys. It seems like they
    burn the candle at both ends. I live in Chesterfield, MO, which is west of
    St. Louis, MO. I’m 80 years young and go out when ever I can. I do hope the
    boys are well taken care of. Would like to hear from Ignazio’s if possible.
    Take care of their voices. Maggie

  3. Tão lindo e tão apaixonado…ama cavalos…sou muitoooooo apaixonada por todo o trabalho do Il Volo, mas, uma admiradora de Ignazio!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *