Il Volo – e as estrelas brilharam mais na noite de Taormina

Il Volo concert in TaorminaO maravilhoso Teatro Antico de Taormina, com suas paredes históricas iluminadas a espera de um concerto, por si só já emociona. Com o pano de fundo de Giardini-Naxos, o mar Jônico, o vulcão Etna e uma bela noite estrelada seria o complemento ideal para uma fotografia deslumbrante. Porém, na noite de 20 de julho de 2014 tivemos mais que isso. Três estrelas brilharam no firmamento da Sicilia, iluminando Taormina e o mundo com seu imenso talento. O trio Il Volo, formado por Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble, que desde 2009 vem construindo uma carreira de sucesso e encantando as plateias por todos os lugares onde passam, voltou a sua terra para o primeiro concerto.

A escolha de Taormina foi precisa pois, além do mágico cenário, dois terços do trio tem raízes fundas nesta terra: Piero Barone no Agrigento, Ignazio Boschetto em Trapani. E o povo de sua terra veio em peso, lotando o Teatro Antico e espalhando a sua alegria pelas bonitas ruas de Taormina. Na entrevista durante a passagem de som, Ignazio, Gianluca e Piero salientaram o fato de estarem cantando para as famílias, os amigos, os seus concidadões e é possível imaginar a emoção e a expectativa com que aguardavam a hora de entrar em cena.

Il Volo concert in TaorminaEnquanto o Teatro Antico ia se enchendo dos amigos, das famílias e dos inúmeros fans que atravessaram oceanos para estarem lá, foi possível encontrar na platéia personalidades como Antonella Clerici, a apresentadora do Ti Lascio Una Canzone, considerada uma madrinha pelo grupo, os apresentadores Bruno Vespa, Massimo Giletti (ambos da RAI 1) e Salvo La Rosa (Antenna Sicilia). Na primeira fileira, o empresário e produtor musical do Il Volo, Michele Torpedine e o produtor dos concertos na Itália, Massimo Fregnani, que soube reconhecer o talento do grupo e teve a ousadia de dar o primeiro passo na Itália.

Il Volo concert in Taormina July 20, 2014O concerto foi magnífico! O Il Volo subiu ao palco cantando Un Amore Cosi Grande acompanhado pela l’Orchestra Sinfonica del Conservatorio Corelli di Messina e seguiu mesclando música pop internacional, música lírica e os mais queridos clássicos italianos. Depois de Granada e de Tous Les Visages de L’amour, cantaram a sua canção exclusiva We are love, nome do álbum lançado em 2012.

Então foi a vez do incrível e cada vez melhor solo de Gianluca Ginoble – Can’t help falling in love with you – uma interpretação difícil de fazer depois de Elvis Presley. Em seguida, clássicos do primeiro álbum: E più ti penso e Mattinata.

Il Volo concert in Taormina July 20, 2014Na noite mágica, Piero Barone sobe ao palco para o seu poderoso solo, a ária No puede ser de La tabernera del puerto. A força da interpretação é tanta que as pessoas quase deixam de respirar durante a performance para explodir em aplausos ao final.

Caruso, a canção seguinte, nesta turnê interpretada pelos três, arrancou lágrimas dos olhos de muitos e, na sequência, Ignazio Boschetto cantou Quando l’amore diventa poesia, a canção que em 2009 encantou a audiência do Ti Lascio Una Canzone e o colocou definitivamente entre os finalistas. Sem intervalo, vieram canções novas no repertório como Io che Non vivo senza te, recentemente cantada com Anastasia e mais um sucesso do primeiro álbum: E’ la mia vita.

Il Volo concert in Taormina July 20, 2014Hora do solo de Ignazio Boschetto, Memory, uma incrível performance. Nesta canção, cada frase vem carregada de tanta emoção, que é difícil não entrar no clima, sentir a solidão, a tristeza, a esperança. Destaque para o guitarrista de Marsala, Gino de Vita, que acompanhou Ignazio.

Então a alegria toma conta da audiência: entra no palco o grupo Sicilia in Folk que, juntamente com Piero e Ignazio, protagonizaram uma incrível interpretação da canção E vui durmiti ancora. E o emocionante primeiro concerto do Il Volo em sua terra continua. Depois do clássico Il Canto, gravado em dueto com Plácido Domingo, veio Smile, da turnê com Barbra Streisand e Mamma, onde Piero, Ignazio e Gianluca cantaram para as suas mães emocionando a todos e, ainda mais, a elas.

Entre bem humoradas brincadeiras, mais dois solos: Gianluca Ginoble em Night and day, canção imortalizada por Frank Sinatra e Piero Barone, na comovente Non ti scordar di me que, nas turnês de 2014 vem com uma maturidade de interpretação digna de nota. Daniele Falasca, acordeonista de Abruzzo, deu um brilho especial ao solo de Gianluca em Anema e Core.

E houve tempo para divertimento com a terna interpretação de Maria e com um bem comportado Surrender (Torna a Surriento). Piero e Gianluca visivelmente mais formais na interpretação e um viva para o autêntico Ignazio!

O belíssimo concerto, debut do Il Volo na sua terra, chegava ao fim com as vibrantes interpretações de Il Mondo e O Sole Mio, cantadas em coro por toda a audiência. Uma noite que a Sicilia e, em breve, toda a Itália não vão esquecer. É história.

——

… por Mari Russu com o apoio de nossa enviada especial Jeanne Reis a quem agradecemos pelo suporte e pelas belas fotos e vídeos.
… Em 21 de Julho o Il Volo fez o seu segundo concerto no Teatro Antico, outra magnífica noite, ingressos todos esgotados. Em Setembro Napoles, Pescara e Marostica.

:: Mais do Grupo Sicilia Folk – Vitti nà crozza – Taormina July 21 – video by Giovanni Nigro

Outros artigos:
:: July 22, 2014 – Il cielo di Taormina brilla di note – on Sicilia Journal – (in Italian) – about the Il Volo concert in Taormina.
:: Il Volo Professional ~~ Taormina — The Guys Go Home – by Il Volo Flight Crew and Lisa Joy

Like this Article? Subscribe! / Ti piace questo articolo? Iscriviti!

2 thoughts on “Il Volo – e as estrelas brilharam mais na noite de Taormina

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.