Piero Barone – biografia em português

Piero Barone - Greek Theater, Los Angeles 2014Piero Barone é o que se pode chamar de fenômeno. Quem assiste uma de suas  performances, em especial os solos, não tem dúvidas quanto ao seu futuro na música, tanto se optar pela música lírica, quanto se permanecer no pop lírico que caracteriza o grupo do qual faz parte. Piero é um um dos tenores do trio  Il Volo, juntamente com Ignazio Boschetto (tenor) e de Gianluca Ginoble (barítono).

Piero  é natural da Sicília, sul da Itália, nasceu na cidade de Naro, província do Agrigento, em 24 de junho de 1993. O pai, Gaetano Barone, é mecânico e sua mãe, Eleonora Ognibene, dona de casa. Tem um irmão cerca de dois anos mais velho  chamado Francesco, que estuda Filosofia  na Universidade de Bolonha, e uma irmã mais nova, Maria Grazia. Seu avô materno, Pietro Ognibene, descobriu o talento de Piero quando este tinha uns cinco anos. Piero, numa entrevista em 2010,  conta que o avô, um músico cego, havia escrito uma canção em Siciliano, e pediu ao pequeno Piero para cantar e se admirou com a sua voz. Naquele mesmo dia, ajudado por um amigo, gravou Piero cantando Un Amore Cosi Grande. Em uma recente entrevista, o Sr Ognibene revelou que todos se maravilhavam com a voz de Piero e que o colocavam sobre a mesa e pediam que cantasse. A família, então, o ajudou a cultivar seu dom e seu avô Pietro colaborou pagando as lições de piano por seis anos.

Carreira

Piero Barone TLUC 2009

Piero Barone – 2009

Piero começou a se apresentar na escola e no coro da igreja local, inclusive recebendo algum dinheiro para cantar em casamentos. Em 2009, durante o Ti Lascio Una Canzone a apresentadora lhe perguntou detalhes sobre estas apresentações em casamentos, que canções cantava, quantas eram, em que momentos. Piero respondeu de forma bem completa e, quando Antonella Clerici questionou se ele participava da melhor parte,  a festa depois da cerimônia, ele respondeu: – A melhor parte é quando me pagam. 🙂 Este dinheiro, fruto de trabalho tão precoce, era usado para ajudar a pagar lições de canto e piano.

Do mesmo modo que Gianluca e Ignazio, Piero desde cedo participou de diversos concursos e festivais de música com grande destaque. Piero é considerado um Tenor Spinto – um tenor que facilmente atinge notas altas, cuja voz pode ter as tonalidades de um barítono com o alcance de um tenor. Nas apresentações do Il Volo, a sua potência vocal se destaca, a capacidade alcançar e sustentar as notas e seguir variações na melodia sem a necessidade de retomar a respiração.

Piero Barone on Festival Bruna BennardoEm 2005, com apenas 12 anos, Piero participou e venceu o Festival Canoro Città Di Vallelunga, cantando “Un Amore Così Grande” de Guido Maria Ferilli, uma música que ficará sempre associada a grandes momentos em sua carreira. Para desenvolver seu talento nato Piero frequentou aulas de canto e música com diversos professores.

Em agosto de 2008, Piero venceu o Festival Bruna Bennardo em Favara, Sicília.

Em 2009, durante o Ti Lascio Una Canzone, dividiu a preferência popular com dois outros candidatos – Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble – com quem viria a formar o Il Volo logo depois. Em uma entrevista em 2010, contou que participar do show de talentos da RAI 1 foi uma experiência marcante na sua vida, pela aprendizagem diária, pela oportunidade de desenvolver e mostrar o seu talento. Destaque em todos os episódios do programa, venceu o 4º episódio do programa, cantando novamente Un Amore Cosi Grande. Foi neste mesmo episódio que, pela primeira vez, cantou junto com Gianluca e Ignazio: a canção foi O Sole Mio e se tornou o marco inicial na carreira do Il Volo. A partir de 2009 a sua carreira se confunde com a do Il Volo, embora possamos registrar algumas performances solo.

Na Sicília, por volta do Natal de 2012, ele gravou um vídeo especial da canção Where do I begin, no qual, além de cantar, ele toca quatro diferentes instrumentos musicais. Piero já expressou o desejo de cantar ópera no futuro. Ele sempre diz que é necessário estudar muito para isso e ele o faz, estudando com o Maestro Sergio Bertocchi em Bolonha.

Trivia
Il Volo - Greek Theater, LAPiero adora a cor vermelha e seus óculos desta cor se tornaram a sua marca registrada. E o Prada vermelho parece ser o favorito, tanto de Piero, quanto das fãs. Um de seus grandes amigos pessoais é o Sr Giuseppe Minio, da Luxottica Minio, responsável por quase toda a sua coleção de óculos.  Piero gosta de variar os modelos e cores de óculos e os leva numa bolsa vermelha que sempre o acompanha. Dizem que sua coleção tem mais de 40 pares de óculos. Muitas de suas interações nas redes sociais tem a ver com os óculos, seja quando surge um modelo novo, seja quando alguma fã os usa para alguma foto.

Outra coisa que ele ama são os carros esporte. Em 2013 ele comprou um Mini Cooper e, antes  disso, costumava gravar algumas cenas ao volante do seu carrinho em Naro. Desde o ano passado um Porsche branco aparece sempre que ele está em Bologna.

Piero adora comida italiana, mas é alérgico à alguns alimentos como alho, cebola e carne de porco. Tem intolerância à lactose, também. Cerca de três horas antes dos concertos ele come seu prato favorito: massa, preparada por seu pai. Durante a turnê de 2013 ele fotografou seu pai cozinhando um destes pratos e compartilhou nas redes sociais.

Il Volo concert in LAO nosso Barone tem um estilo próprio de se vestir, tanto em momentos informais, quanto em momento mais formais e nos concertos.  Usa sempre um crucifixo ao pescoço, presente de sua avó, uma outra marca registrada sua. Na perna uma tatuagem com as iniciais dos nomes dos membros da família. Quando o Il Volo canta Surrender (Torna a Surriento), um dos destaques é o momento em que Piero faz a sua interpretação particular de  Elvis Presley,  deixando as fãs malucas com seus movimentos de quadris.

Em diversas entrevistas, expressou que o seu ‘sonho de consumo’ em termos de celebridades é Angelina Jolie. Entre seus artistas favoritos encontramos um grupo bem eclético:  Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, Adele, Elvis Presley, Leonard Cohen, Janis Joplin e, até, Lady Gaga.

Contam que ele é o mais maluco do grupo, ao mesmo tempo em que é um sério profissional, perfeccionista e que gosta de fazer as coisas de maneira adequada. Uma excentricidade de Piero é seu hábito de aquecer a voz antes das apresentações inteiramente nu. Ele declarou em entrevista que se não fizer isso não consegue subir ao palco. Contou em entrevista que gosta de ficar nu em seu quarto e que este hábito já lhe rendeu alguns momentos complicados nos hotéis em que o grupo se hospeda. Certa vez andou nu pelo quarto durante um bom tempo e só depois se deu conta das cortinas abertas. De outra feita, ao baterem na porta do quarto do hotel, atendeu esquecendo que estava inteiramente despido.

Piero Barone in DetroitPorém, a melhor história quem contou foi o Ignazio em uma entrevista. Numa brincadeira do grupo, Piero perseguiu os outros dois pelo corredor do hotel… Nu! Tudo bem, voltou ao quarto um tanto constrangido, mas aliviado de não ter encontrado ninguém. Mas se esqueceu das câmeras de vigilância e teve de se explicar para a gerência do hotel. 🙂

Piero Barone é um jovem que cultiva a sua espiritualidade. Católico praticante, quando está na Sicília, não perde nunca a missa de domingo na sua paróquia de Santo Erasmo em Naro, onde está se preparando para o sacramento da Crisma (abril, 2014). Em 12 de fevereiro de 2014, o Il Volo foi recebido pelo Papa Francisco, na audiência pública, e foi comovente ver a emoção de Piero Barone.

Nas férias de 2014, começou a aprender a dançar ritmos caribenhos e frequenta as festas/aulas da Casa Cuba Salsa Particular, em Canicattì, na Sicília, com um grupo de amigos.

Piero é um belo, saudável, alegre, sensível e carismático jovem. Dono de um talento raro: uma voz limpa e poderosa e uma interpretação emocionante, de tirar o fôlego. Poderíamos adicionar inúmeros outros adjetivos, conforme observamos as suas atitudes, os seus valores, a sua gentileza e humildade. Piero é admirável sobre todos os aspectos.

:: Autora: Mari Russu
:: Pesquisa: All About Il Volo Team
:: Créditos nas fotos
:: Este é um texto dinâmico, que vai ser atualizado sempre que Piero nos permitir e conforme formos organizando os eventos anteriores a 2009 🙂
:: As referências, sempre que possível, estarão linkadas ao texto.

Like this Article? Subscribe! / Ti piace questo articolo? Iscriviti!

15 thoughts on “Piero Barone – biografia em português

  1. Como sempre, uma delicia de ler, tanto de quem se fala como de quem escreve. Obrigada por mais uma bela descrição desse Homem, que tornou-se hoje, adulto oficialmente. Espero que sua alma mantenha-se gentil, amigo, família,curioso, divertido e mediador, por muitos anos.
    E à Vc, Mari Russu, espero notícias e quem sabe um dia conhecê-la.
    Grata,
    Cila Juarez

    • Obrigada, Cila!

      É uma emoção escrever sobre ele e eu espero que este texto possa crescer junto com o maravilhoso ser humano que ele é 🙂
      Abraço!
      MR

  2. Meu melhor amigo é idêntico ao Piero, sinto uma conexão com ele <3 hahaha muito boa essa biografia

  3. Haha ! Imaginando a cena dele correndo nu atrás do Igny e do Gianluca … Rindo horrores disso ! Mas falando sério, Piero Barone é de um caráter esplêndido, a cada dia que passa me surpreendo mais com esse rapaz . Parabéns ! Continue sempre sendo essa pessoa humilde, esforçada e alegre que és !

  4. Maravilhosa essa biografia sobre esse grande talento da música italiana. Sem dúvida alguma, possuidor da voz que se destaca no grupo. Um cantor de sucesso!!!!!
    Gostaria de estar sempre atualizada sobre as notícias do grupo e principalmente de Piero.
    Obrigada.

  5. Cara Luiza,
    Fiquei conhecendo o grupo il volo no final de 2015 e me emocionei com o proficionalismo e capacidade musical dos jovens. Vi o concerto pelo dvd, no ópera house (Detroit),simplesmente maravilhoso. E um fato interessante,como não guardei imediatamente seus nomes,apelidei o Piero de “Harry Poter”,Gianluca de “bonitão” e Ignacio de “feliz,sorridente,simpático,gordinho-lindo.” Gostaria de parabeniza-los e a seus pais e familiares por ajudá-los a conduzir a linda careira que têm pela frente. E espero o mais breve possível assistir a um show-concerto seus. Grande abraço e obrigada pela biografia.
    Izabel d’Assumpção

    • Querida Izabel
      Também conheci o Il Volo em 2015, acho que em agosto, quando recebí um vídeo pelo face.
      Me encantei de cara, achei eles fantásticos e tive a curiosidade de pesquisar e observei que o vídeo era antigo, o Ignazio ainda tava gordinho.
      Descobri três homens maravilhosos que encantam po sua beleza física e interior, e pelo talento grandioso.
      Eles estão chegando, mas ainda não vai ser dessa vez que verei o grupo.
      Vamos nos manter conectadas e vibrando com o sucesso di Il Volo.
      Um abraço

  6. Sou completamente apaixonada no Piero, conheci o IL VOLO no programa da Eliana na primeira vez que eles vieram ao Brasil, ainda não tive oportunidade de ir no shows deles, gostaria de saber se o PIERO esta solteiro? e os outros meninos, uma vez li que o GianLuca ia ser papai é verdade?

  7. Eu não sei bem do que mais gostei neste texto. Se das Informações que ele contém ou do texto em si, que possui uma escrita leve e com ideias bem organizadas. Parabéns para quem o escreveu, gostei muito.

  8. A primeira vê que o vi cantando me tornei seu fã. Adoro musicas italianas e depois do trio Il Volo não faço outra coisa a não ser ouvi-los. Graças ao YouTube me delicio com os três, principalmente quando cantam músicas italianas da década de 60/70/80 !

    • OI Herberth!
      Aqui no site temos arquivos desde 2005. Dá uma pesquisada na barra da direita, estão organizados por mês e temos bastante conteúdo. Consulte, também as biografias e as galerias (links na barra superior). Podes nos seguir, também no facebook: http://www.facebook.com/allaboutilvolo ; instagram e twitter @allaboutilvolo
      abraço!
      Suzana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *